Lutadores


Entenda o UFC


Vire nosso seguidor

▒UFC▒

Treinador e a vitória de Falcão: “Missão dada é missão cumprida”

0 Comentários

Um dos responsáveis pelos treinamentos de Maiquel Falcão para o UFC 123, Christopher Led falou com o Portal do Vale Tudo sobre a vitória do seu atleta. O treinador da Chute Boxe contou os bastidores da luta, como foi a preparação de Falcão para o confronto e muito mais.

Como foram os bastidores da luta do Maiquel no UFC?

Nessa luta do Maiquel estávamos com uma estratégia montada e havíamos estudado bastante o jogo do Gerald Harris. Nós sabíamos que ele era um adversário duro e que tinha um jogo não muito variado. Existem três golpes que ele faz muito bem e dificilmente ele erra seus golpes. Se nós conseguíssemos empatar o wrestling do Maiquel em cima daqueles movimentos que ele fazia, nós já tínhamos mais chances de sucesso no trabalho. Era essa nossa estratégia e o Maiquel conseguiu seguir certinha. Nós queríamos chamar a atenção do evento, pois lutar pela primeira vez no UFC é complicado. Como ele tem bastante lutas, nós procuramos ficar bem concentrado e se isolar bastante. Não queríamos que ele ficasse pensando muito e observando o burburinho, para que ele chegasse lá e entrasse na jaula assim como entra em tantas outras nas quais ele já esteve.

Como foi visto por vocês o tempo do primeiro round ter terminado antes da hora?

No meu cronômetro faltavam sete segundos e está marcado até agora. O controle do tempo da luta é muito importante para nós. Nós tínhamos na estratégia que devíamos fazer o adversário ficar nervoso e frustrado, para que quando ele se sentisse assim nós irmos para cima dele. Naquele mata-leão ele fez o movimento de bater e quem sabe como isso acontece percebeu isso. Apesar disso, o tempo acabou antes e não teve como isso ocorrer. Eu ia ponderar isso com o juiz, mas como nós estávamos ganhando, eu não quis causar polêmica. Como era a estréia do Maiquel, nós preferimos ficar na boa. A situação era a seguinte, se o Maiquel tivesse perdido, nós talvez contestássemos mais e correríamos atrás. Como ele ganhou, isso não mudaria em nada. Eles não irão dar a vitória por finalização para o Maiquel. Agora não é porque não deu errado que não devam admitir o erro. Já que o Maiquel ganhou, ficou justo o resultado.

E como o Mestre Rudimar se sentiu com essa vitória?

O mestrão estava muito tenso e esperando essa vitória. Nós precisávamos dessa vitória, pois passamos por algumas situações complicadas. Principalmente a do Vinícius, onde ele estava muito bem preparado, mas infelizmente aconteceu um acidente e ele foi pego no doping. Nós estamos tentando avaliar como que aconteceu isso daí e saber das substâncias que foram acusadas, mas agora já foi também. A vitória do Maiquel tinha de acontecer de qualquer forma. Ele treinou bastante Muay Thai e jiu-jitsu. Além disso, também focou muito no wrestling e no ground n’ pound. A estratégia da luta era procurar lutar pra frente. Eu estudei a estratégia do Maiquel. Depois passei para o mestrão e ele disse que era aquilo mesmo. Se conseguíssemos fazer aquilo que ele havia treinado, tudo iria dar certo. Na hora que o Maiquel ganhou, o mestrão logo ligou no rádio e já estava muito feliz. Foi missão dada e missão cumprida.

O Cacareco estará de volta, mas ele voltará na categoria de 84kg. Como será essa mudança?

O Cacareco teve pouco tempo de preparação aqui e teve problemas de adaptação ao clima de Curitiba. Dessa vez veremos se conseguiremos contornar essa situação a respeito dos treinos dele. Ele vai se sair bem nessa categoria e não é por causa de termos dois atletas lutando que ele não poderá chegar mais longe. Não é por ter dois atletas na categoria que haverá problemas, mas sim ao contrário. Nós agora teremos dois soldados na categoria. Isso vai servir de treinamento também, pois eles poderão bater nos adversários mais facilmente.

Você falou que ele teve problemas com o clima. Quanto tempo ele ficou por aí? Ele teve dificuldades de voltar? Como foi?

Ele não chegou aqui muito bem e isso interferiu nos treinos. O tempo de preparação que nós costumamos fazer é de nove a doze semanas. Eu só estive doze dias com ele, pois ainda estava envolvido nos treinos do Maiquel. Por isso nós não conseguimos tirar muito do treino do Cacareco. Não teve como. Ele veio muito tarde para treinar aqui e foi tudo muito rápido entre a notícia do UFC e o tempo para ele se preparar. Na verdade, não foi culpa dele. Foi tudo muito rápido e esse foi o problema.

Voltando a falar do Maiquel, vocês já sabem que será seu próximo adversário?

Na coletiva de imprensa que teve lá houve bastante especulações. Eu tive a oportunidade de conversar com o Dana White e ele disse que gostou muito da luta do Maiquel. Só fez questão de ressaltar que no terceiro round o Maiquel deu uma segurada e que ele poderia ter lutado mais que nem os outros dois. Ele disse que achava que o Maiquel poderia se sair melhor e que gostaria de vê-lo como trocador. Por isso nós esperamos que venha alguém da luta em pé da próxima vez. Ele disse diretamente para mim que queria ver o estilo Chute Boxe presente nele. Ele disse que queria ver isso acontecer e que colocaria uma luta de cachorro para ele.

Eles já deram uma previsão de quando ele pode voltar?

Eu não faço idéia, mas logo saberemos. Nós estamos prontos e sabemos o tanto que teremos de treinar. Por isso já estamos estudando o jogo dele e quando tiver data marcada vamos nos isolar para fazer um camp de treino melhor do que esse ainda. Nós estamos conscientes e temos de ganhar a copa do Mundo, mas é um jogo de cada vez.

Tem mais alguém da equipe que você aposta e que está vindo de eventos menores ou eventos nacionais?

Nós temos aqui vários atletas bons e que estão começando, mas se eu citar alguns nomes serei injusto com os outros. Por isso eu prefiro realmente esperar um maior destaque. De todos os destaques que nós poderíamos ter de melhor eu citaria a Jennifer Maia. Ela teve recentemente uma luta tumultuada e que a culpa não foi dele, mas sim dos juízes. Apesar disso, foi uma luta muito equilibrada. Eu acho que ele é uma atleta que está mais se destacando e aparecendo. Ela é do Muay Thai e está se destacando no MMA. Eu acho que agora nós aparando as arestas do jogo dela, nos próximos combates teremos mais uma representante feminina e de qualidade. Ela é uma das tops do Brasil no peso e tenho certeza de que logo ela estará figurando fora do país.

O que você achou da luta entre o Lyoto e o Quinton Jackson?

Eu acho que no primeiro e no segundo round o Quinton foi para cima do Lyoto. O Lyoto girou, administrou a luta e procurou se focar nos contragolpes. O que o Quinton se dispôs a fazer ele não foi efetivo e não funcionou. No terceiro round o Lyoto fez mais do que ele nos outros dois. Eu vi a luta umas três vezes e achei isso. Eu acho que quem buscou os critérios que definem a luta e que são um dos fundamentos para se avaliar uma luta foi o Lyoto. O Quinton não ameaçou o Lyoto nenhuma vez. Apesar disso, se existe a possibilidade de errar esse foi o problema. Eu no meu ver como técnico e pessoa imparcial eu daria a luta para o Lyoto, pois acho que ele utilizou mais aspectos para definir a luta do que o Quinton.

Mande uma mensagem para a galera do PVT que está sempre apoiando vocês.

Eu queria agradecer a toda a galera do Portal do Vale Tudo que torce pela gente. Tem uma galera que às vezes faz uns comentários diferentes, mas nós aceitamos também, pois as críticas são bem vindas. Nós temos também de trabalhar em cima dos erros e as críticas ajudam nisso. Também gostaria de agradecer a todo o povo brasileiro que torceu pelo Maiquel e nós sabemos que todos estavam torcendo muito por ele. Ele é um menino humilde e só tenho a agradecer a todo mundo. Agradeço também aos patrocinadores, os apoiadores e os amigos que estão juntos. Além disso, a toda a equipe da Chute Boxe que está todos os dias lá ralando juntos.

Comentários (0)


Postar um Comentário
:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Multimidia

Produtos a venda

Faixas para Artes marciais
http://farm6.static.flickr.com/5088/5343259542_e45e76cfac_m.jpg

Protetores para artes marciais
http://farm6.static.flickr.com/5283/5343260134_bb9b7141ff_m.jpg

Vestuário para artes marciais
http://farm6.static.flickr.com/5047/5342650343_6197f34370_m.jpg

Luvas para Artes Marciais
http://farm6.static.flickr.com/5210/5343259906_38a19f6e43_m.jpg

Outros artigos para artes marciais
http://farm6.static.flickr.com/5088/5342650111_356f432f30_m.jpg